Procure outros assuntos

domingo, 26 de dezembro de 2010

Fibras na Dieta

Você está pensando em emagrecer ou então em ter uma vida  mais saudável? Que tal incluir fibras na sua alimentação? Elas são ótimas aliadas contra a obesidade e diversas outras doenças.

A definição de fibras alimentares ou dietéticas (ou simplesmente fibras) ainda não foram estabelecidos, mas, segundo estudiosos e cientistas, as
fibras alimentares são substâncias de origem vegetal e quando ingeridas não são digeridas pelo sistema digestório dos seres humanos.

As fibras alimentares são classificadas de acordo com a facilidade delas de se dissolverem na água. São classificadas em: fibras solúveis e fibras insolúveis.

A fibra solúvel é o tipo de fibra que se dissolve facilmente na água, e ao se dissolver na água, forma um estrutura em forma de gel. Assim como todas as fibras, a fibra solúvel também não é digerida pelo organismo, mas pode ser degradada pelas bactérias do sistema digestório.

Esse tipo de fibra é importante principalmente para os diabéticos, pois ela diminui a elevação do nível de açúcar no sangue após as refeições. Além disso ela também reduz os níveis de colesterol sanguíneo, atuando no combate de doenças cardiovasculares, e auxiliam no combate à obesidade, pois quando formam a estrutura em gel ela dá a sensação de saciedade, contribuindo a uma menor ingestão de alimentos.

As fibras solúveis são encontradas principalmente nos farelos de aveia e em leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), e podem ser encontradas também em frutas e hortaliças (espinafre, alface, rúcula).

A fibra insolúvel, como o próprio nome diz, é tipo de fibra que não é solúvel na água. Ela atua principalmente no intestino grosso, e sua principal função é a regulação do transito intestinal, por isso ela é grande aliada para auxiliar na prevenção de constipações (prisão de ventre) e de câncer do intestino.

As fibras insolúveis são encontradas principalmente em grãos integrais, farelo de trigo e verduras.

Segundo a Associação de Nutrição Americana, adultos deverem ingerir entre 20 a 35g de fibras por semana, já crianças e adolescentes soma-se a idade mais 5g. Para idosos a recomendação é de 10 a 13g de fibras.

Vale ressaltar também que para a fibra desenvolver seu papel normal você deve ingerir entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

E aí você está comendo fibras todos os dias? Que tal comer uma salada ou um sanduiche natural agora? Deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails